domingo, 1 de janeiro de 2012

Problemas com a reproduçao dos periquitos





Compramos um ou mais casais, colocamos em gaiolas ou viveiros e ficamos á espera de vários filhotes. Normalmente é tudo o que a maioria dos iniciantes fazem. Pouco tempo depois vem às queixas sobre os problemas e acidentes ocorridos. Existe uma faze chamada preparação e cuidados que quando não observada o resultado serão problemas.
Se vamos acasalar periquitos, que cores vamos querer para os filhotes? Podemos programar antes, desde que seja possível conhecer o pedigree das aves. E isto é fácil quando se compra de um criador organizado. Porém se sairmos catando um aqui e um ali será surpresas sempre, e infelizmente, às vezes péssimas surpresas.
Portanto, o ideal é sempre que possível comprar de um criador idôneo. Procurar saber a idade das aves, se receberam doses corretas de vermífugos, se receberam um complemento vitamínico após o vermífugo, estão há quanto tempo sem por (fêmeas). Quais cores produzirão melhores resultados quando combinadas? O que é um dominante? Um recessivo? Porque evitar acasalar dois recessivos, se podemos usar um portador? Todas estas perguntas são fáceis de responder para um criador experiente, e é claro para um leitor deste blog, pois está tudo escrito lá é só ler.
Desta forma, pelas dúvidas mais apresentadas até agora e dúvidas sempre repetidas, eu oriento que seja feito uma boa pesquisa antes de começar a criar. Tenho certeza que vai valer à pena, pois não é difícil, e assim como eu me coloco á disposição para orientar, dentro do limite do meu conhecimento, outras pessoas em outros blogs também estão a nossa disposição pela internet.
Agradeço sempre a participação de todos, pois aprendo muito com cada pergunta feita, e procuro responder sempre, pois o meu objetivo é formar mais e mais adeptos a melhorarem o periquito australiano.

11 comentários:

  1. Tenho um casal de periquitos australianos a 5 anos e nunca reproduziram tenho certeza que e um casal ja li varios posts . O macho tem a membrana sobre o bico azul o da femea esta com o bico claro tenho um ninho dentro da gaiola

    ResponderExcluir
  2. ola, entao... pode até ser um casal mais a femea prescisa aceitar o macho ... para reproduzir !! obg.!

    ResponderExcluir
  3. ola gostaria que me ajuda se numa situaçao que esta ocorrer com a minha periquita...ela ja pois dois ovos e começo a sangrar...ela ficou mt amojada e peguei nela e sinto que ten um ovo dentro dela...o que poderei fazer...?espero uma resposta...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA, ENTAO.. ELA TA COM OVO PRESO LEVA ELA RAPIDO DE UM VETERINARIO ANTES QUE ELA MORRE E OS FILHOTES TAMBEM QUE OS OVOS NAO PODE ESFRIAR!!!!!

      Excluir
  4. nao foi a tempo ela ja morreu...infelizmente mas agota ja sei o que deverei fazer...mas obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  5. Ola! Tenho uma duvida. Tenho um casalo que estao na fase de reproduçao, disso tenho certeza, o macho (Banana) da de comer a femea (Íris), dao se muitos miminhos namoram, a femea roi o ninho todo e vai pa dentro varias vezes, o macho até danca a beira da femea para acasalar e chega a por uma pata nas costas dela, mas nao sobe, porque a femea nao deixa. Eles estao a cerca de uma semana na fase reprodutiva, minha duvida é se é normal acontecer isso ou se demora ainda antes de acasalarem? Obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, se ela nao deixar ele nao aceitou ele e eles nao vão reproduzir ok? eles ficanm normal namorando mais quando for reproduzir acasalarem a femea nao aceita e bica nele e ele se afasta entao sem chance da sua periquita (Iris ) !.

      Excluir
  6. Minha periquita esta reproduzindo, mas estou com medo de mecher no ninho e depois ela abandona-lo, qual seria a melhor maneira ou a melhor hora, para estar olhado o ninho para verificar se esta tudo ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, nem olha que vc nao vai saber se ta vivo ainda pq ta dentro do ovo , nem olha se vc sabe que tem ovos lá nem olha se nao ela vai recusar os ovos ... se ela colocou agora. vai demorar para nascer de 18 a 21 dias ok ? obg

      Excluir
  7. ola, minha periquita colocou 2 ovos mais ella não quer mais ficar no ninho oq faço.

    ResponderExcluir