domingo, 8 de janeiro de 2012

O Peito-Seco



Este estado geral das aves , principalmente as ornamentais, refere-se a um quadro de caquexia ou fraqueza geral progressiva.
Este estado geral das aves , principalmente as ornamentais, refere-se a um quadro de caquexia ou fraqueza geral progressiva. A doença é mais freqüente em canários, bicudos, curiós, periquitos australianos e agapornis. Ao exame clínico podemos observar uma redução da musculatura peitoral, com proeminência do osso esterno ou quilha.
Entre os criadores existem controvérsias em relação a causa desta doença, mas na verdade, sabemos que trata-se de uma síndrome, ou seja, várias doenças podem determinar “peito seco” nas aves.

As causas são muitas, desde parasitismo até problemas de depressão por perda ou separação dos parceiros, troca de proprietários, dentre outras.
O mais importante é que geralmente trata-se de um quadro terminal, portanto, pouco se consegue fazer pela ave.

Pedimos sempre aos proprietários que estejam atentos, e que sejam bons observadores. No mercado existem vários medicamentos que são vendidos com a finalidade de combater o “peito seco”, porém, nem sempre funciona, pois inicialmente precisa-se descobrir a causa. Ao primeiro sinal de que algo não vá bem, deve-se procurar um médico veterinário especialista em aves e levá-la para ser examinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário