sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ovos sujos

Regra geral, um periquito nasce 18 dias depois da fêmea pôr o ovo. Durante esses 18 dias, os ovos são incubados pela fêmea (em alguns casos os machos também ajudam), que os vai virando e posicionando consoante a necessidade específica de cada ovo.

Regra geral, os ovos que são chocados nas extremidades são mais velhos que os do centro. Por este facto, durante a incubação deve-se evitar mexer nos ovos, embora, regra geral, mesmo quando os ovos são deslocados, a taxa de incubação mantém-se normal.

Mais importante ainda é manter os ovos limpos!
Está provado que ovos sujos com dejectos das aves, em muitos dos casos, acabam por não eclodir. Isto passa-se porque a casca dos ovos permite a absorção das fezes, que acabam por contaminar o interior do ovo com substâncias tóxicas, levando à morte do embrião. Mais informações no artigo "Ovos sujos".

Segue-se um calendário que pode utilizar para facilitar as contas no que respeita a saber quando é que os ovos vão eclodir. Este calendário pode ser utilizado para qualquer ave cujo período de incubação seja de 18 dias. Basta localizar a data em que o ovo foi posto e depois olhar para a data que se encontra imediatamente abaixo dessa, e esse será o dia em que aquele ovo eclodirá. Por exemplo, se um ovo foi posto no dia 4 de Janeiro, basta olhar para o dia 4 de Janeiro no calendário e depois olhar para o dia imediatamente abaixo do dia 4 de Janeiro, obtendo-se assim o dia 22 de Janeiro, que será o dia em que o ovo eclodirá. Para fazer o download do calendário, clique com o botão direito do rato sobre o calendário e escolha a opção "Guardar imagem como...".

2 comentários:

  1. Olá..meu casal acabou de tirar dois filhotes e eles estão c aproximadamente um mês. Ocorre que a fêmea já pôs outro ovo e eu o retirei e o substitui pelo ovo de plástico. A minha dúvida é se deixo os ovos verdadeiros mesmo com os filhotes que ainda usam o ninho, ou substituo todos os ovos pelos de plástico e ao final os coloco todos de uma só vez? Ainda, deixo ou retiro os filhotes para a nova ninhada? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, nao mexe no ninho dela se vc quiser que ela nao se reproduz mais vc tira o ninho da gaiola ok ? se vc por oq ovos verdadeiros de novo ela vai jogar fora do ninho pq vc pegou neles e eles vai morrer !!... ok obg

      Excluir