quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A criaçao de periquitos: Acasalamento ético



Depois de cumprida toda a etapa de preparação dos periquitos para um período de reprodução, é só colocá-los em um local adequado e em seguida aparecem os primeiros ovos. Primeiros de uma série de cinco seis e algumas vezes até mais. As periquitas colocam a cada dois dias e levam dezoito para chocar. Após esta data surgem os filhotes e o ciclo fica completado.

Como muitos casais são juntados não levando em conta a preparação anterior, nem se sabendo nada a respeito deles, começam então os problemas e as queixas. Imaginemos uma fêmea que teve quatro ou cinco rodadas de posturas choco e criação dos filhotes e em seguida vendida a uma loja de pássaros. O dono da loja não sabe nada a respeito dela e vende para uma pessoa que imediatamente á coloca com um macho e se enche de esperanças na expectativa de filhotes. A pobre fêmea exausta, sem tempo para recuperação e sem condições fisiológicas nenhuma, recomeça novo período de criação agravando o seu estresse.

O que vemos são estas pobres fêmeas pondo um ou dois ovos e interrompendo a postura, algumas vezes conseguindo colocar ao mundo um ou outro filhote e depois matando. E o mais comum é ouvirmos depois da tragédia alguém dizendo “esta fêmea não presta”. Eu diria que este criador é que deveria mudar de robie. Antes de colocar um casal de periquitos para reproduzirem devemos fazer um check-up completo e procurar comprar sempre de um criador para que possa nos passar todos os detalhes sobre as aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário